Quando as temperaturas caem e o apetite aumenta, eis que chega a temporada das “Bebidas de inverno”.
Que as bebidas alcoólicas aquecem* o corpo, gerando sensação de bem-estar suficiente para esquentar até o coração mais frio (rs) todo mundo já sabe. No entanto, quando os termômetros estão mais baixos, algumas bebidas se destacam muito mais em casamentos, pois a ocasião pede rótulos mais sofisticados, mais gastronômicos.
Os tintos por exemplo, são altamente associados a esta estação pela clássica harmonização com pratos mais suntuosos como carnes, massas, caldos, risotos e queijos mais gordurosos, ou seja, os pratos tradicionais mais consumidos no inverno e por consequência em eventos.
Comumente os tintos mais consumidos neste clima são: Malbec argentino, Cabernet Sauvignon chileno, Shiraz australiano, Tannat uruguai ou brasileiro, pois costumam ser mais encorpados, acompanhando com maestria os pratos principais dos cardápios tradicionais oferecidos pelos buffets e caterings.
No entanto, nem só de tintos vivem as ‘’Bebidas de Inverno’’, podemos apreciar também excelentes rótulos de vinhos brancos (com estágio em madeira) neste clima. Estes, apresentam-se extremamente complexos, profundos e encorpados, além de calorosos (com generosa graduação alcoólica) e de requintado frescor; perfeitos para acompanhar pratos mais gordurosos e opulentos.
Também podemos incluir roses mais estruturados na lista, mas claro que uma boa harmonização dependerá do tipo de gastronomia associada.
O Whisky é outra bebida de inverno muito apreciada, mas como possui certa complexidade de harmonização, acaba não recebendo a mesma notoriedade gastronômica das demais bebidas citadas acima. No entanto, é interessante destacar que, quase todos os tipos de whiskies acompanham muito bem chocolates e queijos suaves (Brie e Camembert). E apesar de os Blendeds e Single Malts combinarem muito bem com castanhas, peixes (salmão e atum) e frutos do mar (camarões e lagostas), o habito aqui no Brasil é toma-los puro, sem que acompanhem qualquer prato do menu do evento.
E como o ‘’Inverno’’ pede uma dose extra de calorias para nos aquecer, nada melhor que unir duas paixões em seu evento: doces e bebidas. <3
Que tal, oferecer aos seus convidados a maravilhosa experiência de harmonizar as sobremesas de sua festa? Confira algumas sugestões:
Sobremesas a base de Chocolates: Porto, Vin Doux Naturel, Banyuls e/ou Cognac.
Sobremesas a base de Leite ou Cremes: Moscato D’Asti, Sauterne e/ou Passito.
Sobremesas a base de Ovos: Late Harvest, Tokaji e/ou, Passito;
Sobremesas a base de Frutas: Espumante Moscatel, Demi-Sec, Astis e/ou Porto Rosè.
Quando a bebida conquista o coração, valoriza o prato e vice e versa, a harmonização foi bem-sucedida, Experimente!
Incorpore as “Bebidas de Inverno’’ em seu evento e Bon Appétit!!!
* Agem como vasodilatadores, causando o aquecimento periférico do corpo e gerando a sensação de calor.