Vinho Tinto Navaldar DOC
CLASSIFICAÇÃO: Vinho Tinto Tranquilo
PRODUTOR: Bodegas D. Mateos
ORIGEM: Aldeanueva de Ebro – Rioja Baja/Espanha
UVA(S): Tempranillo
TIPO: Tinto Seco
TEOR ALCOÓLICO: 13,5%
ENVELHECIMENTO: —
POTENCIAL DE GUARDA: Pronto para consumo
VOLUME: 750ml
NOTAS DE DEGUSTAÇÃO:
Cor: Coloração Granada muito intensa. .
Aromas: Aromas intensos de alcaçuz e frutos do bosque, como cerejas, amoras, e cassis. Um toque lácteo e balsâmico envolve todo o conjunto.
Sabor: Na boca, largo e intenso, com uma sensação ampla e encorpada. Final ligeiramente doce com toques de alcaçuz e frutas negras, como ameixas, amoras e mirtilos.
HARMONIZAÇÃO: Ideal para acompanhar carne branca, guisado de vegetais, aperitivos, cogumelos, arroz com carne, embutidos e queijos curados. Perfeito com costeletas de cordeiro grelhada.
PREMIAÇÕES: —
OBSERVAÇÕES:
Bodegas D. Mateos é uma vinícola familiar localizada em Aldeanueva de Embro, no coração de Rioja Baja, Espanha, com uma longa tradição familiar de sete gerações dedicadas ao cultivo das videiras.
Possui 100 hectares de vinhas próprias, com uma idade média de 45 anos, divididos em 4 vinhedos: El Salobral, El Coscojar, El Bosquil e Los Quemaos. A vinha é plantada em vaso a uma altura entre 375 e 650 metros (encostas do Monte Yerga).
A maior parte das videiras está plantada sobre solos argilosos, com uma abundância de pedras devido à presença de pedreiras de cascalho na área, o que favorece a aeração do solo e aumenta o índice de drenagem.
A Bodegas D. Mateos conta com tecnologia atual e elabora todos os seus vinhos em tanques de aço inox com temperatura controlada.
Conta também com um plantel de aproximadamente 400 barricas de 225 litros para criação de vinhos; Aproximadamente 80% das barricas são de carvalho francês procedente de bosques de Allier, Nevers, Teoçais, Vosgues e Bertrangues. O restante é de carvalho americano, da região da Pensilvânia.
A maior parte do cultivo e elaboração é dedicada às variedades Tempranillo e Garnacha, com partes também dedicadas ao Mazuelo, Viura, Graciano, e Tempranillo Branco. Atualmente há um especial interesse nas duas últimas variedades citadas. Mateo Ruiz, proprietario, viticultor e enologo, tem se dedicado com muita atenção e interesse nos últimos anos, realizando pesquisas e experimentos junto a CIDA e a Universidade de La Rioja sobre elas.
A junção dos vinhedos próprios numa das melhores regiões de Rioja, tecnologia, as melhores barricas e o esforço e dedicação da família, fazem da Bodega D. Mateos um expoente da grande qualidade e tipicidade dos vinhos riojanos.
Avaliações
Não há avaliações ainda.